Propriocepção e Caligrafia

Propriocepção e Caligrafia

A competência de escrita, relacionada com a capacidade de motricidade global e fina tem um impacto estrondoso no desempenho das crianças nos primeiros anos de escolaridade. Os terapeutas ocupacionais têm investigado sistematicamente as bases necessárias para que as crianças consigam um bom desempenho na área da escrita manual.

Um estudo recente, realizado por terapeutas ocupacionais, publicou pesquisas feitas em 19 crianças com desenvolvimento típico para investigar a associação entre a propriocepção (incluindo o sentido da posição das articulações e o sentido cinestésico) e a legibilidade da caligrafia em crianças. Para avaliar o sentido da posição da articulação, cada participante foi convidado a flexionar o cotovelo direito entre 30 ° e 110 ° com os olhos vendados, e foi analisado com o 3D motion Analysis. O sentido cinestésico (movimento das partes do corpo sem recurso à visão) foi avaliado usando o SIPT (Sensor Integration and Praxs Tests). As crianças foram direcionadas para escrever 30 palavras e, em seguida, a legibilidade da sua caligrafia recebeu notas pela sua forma, alinhamento, espaço, tamanho e forma.

A Análise de dados revelou:

  1. correlação negativa significativa entre a legibilidade da escrita e o sentido cinestésico.
  2. nenhuma correlação significativa entre a legibilidade da escrita e a posição conjunta.

Os pesquisadores concluíram que um melhor sentido cinestésico estava associado com uma melhor legibilidade da escrita. Alertando para a necessidade de se trabalhar a consciência corporal e a sensação do próprio corpo ao mesmo tempo que se ensina a escrita. Pesquisas adicionais são necessárias para determinar a associação da legibilidade e velocidade da caligrafia com o sentido da posição articular do cotovelo, punho e dedos.

Saiba como incluir atividades que promovem a proprioceção, o sentido do corpo com este conjunto de Atividades Para Casa!

Referências:

Hong, S. Y., Jung, N. H., & Kim, K. M. (2016). The correlation between proprioception and handwriting legibility in children. Journal of physical therapy science, 28(10), 2849-2851.

Imagem retirada de: https://www.write-your-right.com/single-post/2016/08/26/How-to-Improve-Your-Childs-Creative-Writing-Skills

Em que é que vai trabalhar hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *