Querido amigo,
Estamos em Setembro, e daqui a nada começam as aulas outra vez!
Os teus pais estão a ferver de ansiedade. Disseram-lhes que têm uma criança com necessidades educativas especiais, mas as medidas “especiais” que eles vêem na tua escola, são pouco mais do que meramente “regulares”.
Diz-lhes que não se preocupem, mas antes que se ocupem de ti! Diz-lhe que se tu precisas de medidas especiais, eles são essa medida. Que se tu és uma criança especial, então eles são pais especiais e que ninguém te compreende melhor!
O teu professor está super nervoso porque nunca teve uma criança “diferente” dentro da sala de aula.
Diz-lhe que não se preocupe. Que não se enerve, mesmo quando as coisas se descontrolarem.
Diz-lhe que tu precisas de mais tempo, mais atenção, que precisas de repetir mais vezes, e talvez de ser motivado de forma diferente! Fala-lhe das coisas que tu gostas e que já consegues fazer (sim podes falar-lhe que aprendeste a ler sozinho, apesar de eu achar que ele vai ficar confuso quando perceber que não falas).
Tranquiliza-o. Lembra-lhe que os desafios que tu trazes não são para o colocar à prova, mas sim para fazer dele um professor melhor. Diz-lhe que encontrar um caminho para te fazer evoluir é talvez das formas mais bonitas que ele tem de mostrar ao mundo a vocação que decidiu escolher!!
E, por favor, agradece-lhe por todo o seu esforço e trabalho, porque ele merece.
E depois…
Ah, aí estás tu! Sereno. Quase indiferente ao que se passa! Tu, não digas nada.
Sê corajoso! Sê diferente… mas nunca regular!
Be bold. Be italic. Never Regular.
marco Leão, TO