Os três Níveis de suporte no Autismo (Níveis 3, 2 e 1)

Os três Níveis de suporte no Autismo (Níveis 3, 2 e 1)

Quando falamos em espectro do autismo falamos numa enorme variabilidade entre os indivíduos afetados por esta condição. Isto quer dizer que podemos encontrar pessoas cognitivamente brilhantes e outras com um grande comprometimento cognitivo. Algumas podem demonstrar problemas de comunicação severos enquanto outras são professores, autores e palestrantes.

De forma a manter a ideia de um espectro comum a uma mesma perturbação (i.e. Autismo) o diagnóstico do DSM-V inclui três “níveis de funcionalidade”, cada um dos quais baseado na quantidade de “suporte” que um individuo necessita para participar ativamente na comunidade.

Aqui vão os três níveis descritos no DSM-5:

PEA Nível 3: “Requere Suporte Muito Substancial”

Défices severos nas capacidades de comunicação social, verbal e não verbal, que causam graves problemas no funcionamento, muitas limitações nas interações sociais e mínimas respostas as solicitações sociais dos outros (por exemplo, uma pessoa com poucas palavras, de fala inteligível, que raramente inicia interação e, quando o faz, faz abordagens incomuns para atender apenas às suas necessidades e responde apenas a abordagens sociais muito diretas).

A inflexibilidade do comportamento e/ou extrema dificuldade em lidar com a mudança e os comportamentos restritos/repetitivos interferem de maneira marcada no funcionamento de todas as esferas. Grande aflição/dificuldade quando se muda o foco de ação ou a rotina.

PEA Nível 2: “Requere Suporte Substancial”

Défices acentuados nas capacidades de comunicação social verbal e não verbal; lacunas sociais aparentes mesmo com suportes no local; limitada iniciação de interações sociais; e respostas reduzidas ou anormais a iniciativas sociais de outros (por exemplo, uma pessoa que fala frases simples, cuja interação é limitada a interesses especiais restritos e que tem uma comunicação não-verbal marcadamente estranha).

A inflexibilidade do comportamento, a dificuldade em lidar com a mudança ou outros comportamentos restritos/repetitivos aparecem com frequência suficiente para serem óbvios para o observador casual e interferem no funcionamento de uma variedade de contextos. Aflição e/ou dificuldade quando se muda o foco de ação ou a rotina.

PEA Nível 1: “Requere Suporte”

Sem o uso de suportes, os défices na comunicação social causam dificuldades de participação visíveis. Problemas em iniciar interações sociais e exemplos claros de respostas atípicas ou mal-sucedidas às solicitações sociais de outros. Pode parecer ter pouco interesse em relações sociais (por exemplo, uma pessoa que é capaz de falar em frases completas, mas cuja conversa de e para os outros falha, e cujas tentativas de fazer amigos são estranhas e normalmente mal-sucedidas.

A inflexibilidade do comportamento causa uma interferência significativa no funcionamento num ou mais contextos. Dificuldade de alternar entre atividades, problemas de organização e planeamento dificultam a independência.


Mini-curso Online Autismo

Se deseja saber mais sobre Autismo, aproveite para dar uma olhada no mini-curso online Autismo que durante o mês de Abril está com uma promoção de 50%

Emissão de certificado de conclusão e acesso vitalício ao conteúdo, mesmo depois de terminar o curso!

Em que é que vai trabalhar hoje?