Rotinas Matinais em tempos de COVID-19

Rotinas Matinais em tempos de COVID-19

😩 A rotina da manhã é, para muitas famílias, a parte mais stressante do dia.
E nesta altura, com todo o isolamento social e com as escolas paradas, talvez não haja tanto rebuliço matinal, mas manter uma rotina consistente, principalmente quando tudo à volta muda. é super importante para termos crianças reguladas durante o dia!

🛏️ Acorde as suas crianças à mesma hora – Identifique um horário de acordar para as crianças a partir dos 12 meses e seja consistente. Permitir que as crianças se levantem a horas diferentes todos os dias torna difícil saber o que esperar.
Após os 4 anos de idade, pode dizer às crianças que acordam cedo que não há problema em sair da cama, mas que devem brincar em silêncio no quarto até um horário estabelecido ou até que você entre no quarto.
Se tem vários filhos, os horários de acordar podem ajudar a garantir uma rotina matinal eficiente, ajudando uma criança de cada vez, começando com a criança mais nova primeiro.

👗👖Estabeleça rotinas matinais organizadas e oportunas – Planeie com antecedência. Coisas como escolher roupas, determinar o pequeno-almoço e preparar a lição do dia devem ser feitas na noite anterior.
É importante incluir as crianças nas decisões sobre roupas e alimentos, e fazê-lo na noite anterior pode evitar longas discussões pela manhã. Lembre-se de limitar as crianças mais jovens a duas opções (por exemplo, “podes usar a roupa às bolinhas ou a roupa às riscas”) para que a decisão seja mais rápida e fácil.

🍴 Prepare as crianças para as tarefas da manhã – Converse com os seus filhos na noite anterior sobre o que acontecerá todas as manhãs. Peça-lhes para nomear as etapas da rotina matinal. Rever a rotina da manhã ajuda a reforçá-la. De manhã, ao concluir uma tarefa, pergunte-lhes o que vem a seguir.

✍️ Ponha tudo por escrito/desenho/imagens – Agora que tem o dia planeado na sua cabeça, é bem provável que amanhã a sua criança já não se lembre de nada. Por isso, faça uma tabela com todas as tarefas por ordem sequencial (de cima para baixo), desta forma irá aumentar a consistência daquilo que ficou combinado e ajudará a sua criança a saber com que contar. Isto por si só vai seguramente minimizar a quantidade de birras matinais!

☕️ Bom dia 

Em que é que vai trabalhar hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *