Revista TOPediátrica Sistema Tátil

Revista TOPediátrica Sistema Tátil

Existem seis tipos diferentes de recetores na nossa pele que nos permitem sentir e perceber o toque. Esses recetores são as principais células sensoriais do sistema tátil.

🔷

 1. Corpúsculo de Meissner – Localizam-se mais próximos da superfície da pele. Quando estes corpúsculos são ativados pela pressão, enviam sinais neuronais para o cérebro. Percebem o toque, a pressão e a vibração.

🔶

 2. Discos de Merkel – Estes recetores são terminações nervosas localizadas na parte inferior da epiderme e nos folículos capilares. Enviam sinais ao cérebro que descodificam as características dos objetos como a textura e a temperatura e são extremamente sensíveis à dor.

🔷

 3. Terminações de Ruffini – Estes recetores sentem qualquer tipo de alongamento da pele e também detetam a temperatura e a pressão.

🔶

 4. Corpúsculos de Paciano – Detetam sensações de pressão profunda.

🔷

 5. Bulbos terminais de Krause – são sensíveis ao frio, de tal modo que só são ativados ao tocarmos em algo com uma temperatura abaixo dos 20 graus.

🔶

 6. Terminações Nervosas Livres – São terminações de células nervosas não especializadas. Elas respondem a todos os estímulos – pressão, temperatura, dor, textura, etc.

🏋️

 Com tantos recetores e tantos triggers, o sistema tátil é tudo menos simples.

😔

 Nos dias de hoje, muitas crianças apresentam dificuldades em participar no seu dia-a-dia devido a uma ineficiência do sistema tátil. São crianças que podem ter dificuldades em comer, vestir, tomar banho, mostrar afeto, etc. Porque todas estas ações envolvem receber, interpretar e dar uma resposta adequada a sensações táteis.

👉
👉

 Queres saber mais sobre o sistema tátil? Vê o que temos para ti na nossa Revista TOp deste mês: https://cursos.marcoleaoto.pt/courses/revista-top

Em que é que vai trabalhar hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *