Para crianças que aprendem de forma diferente!

Para crianças que aprendem de forma diferente!

Estamos a meio do verão, mas em breve regressarmos a escola!! E, quer queiramos quer não, chega a hora de preparar esse regresso.

Falar da escola é sempre  delicado – por vezes sinto que a escola de hoje está completamente afastada daquilo que as crianças de hoje precisam – há pessoa que podem achar que este é um post a atacar alguém mas não! A verdade é que temos alunos diferentes porque temos crianças diferentes: mais mexidas, mais imaturas, mais necessitadas de experiências que não envolvam tecnologias, smartphones e internet.

Sabemos (e quando digo sabemos baseio-me naquilo que diz a neurociência) que todos temos formas preferenciais de aprender, isto é o nosso cérebro aprende melhor de uma forma do qyue doutra! Há crianças/pessoas que se dão muito bem a ouvir o que o professor diz e temos outras que gostam mais de experimentar, “de fazer com as mãos”, umas que usam o seu canal auditivo como preferencial, outras que usam o tátil, e outras que usam o visua, para não falarmos daqueles pequenotes que precisam de imenso movimento para conseguirem prestar atençãol!! 

A questão é que a escola deveria ter uma forma de chegar a todas essas crianças! Mas fugir da equação ficha-cadeira-mesa-e-não-te-levantas-até-que-acabes não é fácil!!

Felizmente começam a surgir muitas ferramentas que permitem complementar o que é dado na escola de uma forma mais dinâmica e mais interessante para a criança que aprende de forma diferente.

E como estamos em tempo de férias – mas a pensar nos tempos de escola – esta é a altura ideal para deixar as fichas e aprender de forma multi-sensorial! 

Aqui ficam dois recursos espetaculares (e GRATUITOS) para que possa começar a introduzir alguns conceitos que vão ser trabalhados na escola mas de uma forma muito mais divertida e muito mais adequada à forma de como as crianças de hoje aprendem. Sim, há que dar a palmatória ao youtube e serviços de vídeo, eles descobriram rapidamente como é que as nossas crianças podem ficar horas a ver conteúdos, por isso nós temos que aproveitar!

Clique nos botões para ser redireccionado para as páginas dos recursos:

Agora que tem ferramentas não se esqueça de no fim de cada lição ir com a sua criança para o parque e experimentar por isto em ação! A sua criança viu e ouviu a lição mas é ao experienciar com o seu corpo, ao vivenciar a aprendizagem que ela realmente vai reter essa informação. Não acredita? ainda se lembra dos nomes dos distritos ou dos rios de Portugal? Pois… a Geografia era bem mais fácil se houvessem mais visitas de estudo 😉

Formação Terapia Ocupacional nas dificuldades de escrita manual.
Inscreva-se na formação TO nas Dificuldades de Escrita Manual e venha ver como podemos ensinar escrita manual de forma mais fácil e divertida!

Em que é que vai trabalhar hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *