O Que é? |Planeamento Motor|

O Que é? |Planeamento Motor|

Lembra-se de tirar a carta de condução? Lembra-se como era tudo tão difícil? A quantidade de atenção que tinha de dar aos pés e às mãos, aos sinais de trânsito, às prioridades e às mudanças que teimavam em não entrar à primeira.
No tempo em que iniciava as suas aulas de condução, a sua atenção era exclusivamente para o processo de conduzir! Provavelmente na altura pensou algo como: “Bem, se conduzir é assim, eu vou continuar a usar o autocarro!”. Quem diria que agora é capaz de conduzir e mudar os CDs do rádio ao mesmo tempo! (E se não consegue fazer isto, ainda bem… é mais seguro!).

Para aprender a conduzir (e para aprender qualquer outra ação nova) precisamos de planemanento motor. Esta capacidade do cérebro permite-nos planear e levar a cabo uma ação nova para que ela possa ser automatizada mais à frente!

Para aprender a usar uma colher, um bebé precisa de planear o movimento, desenhar na sua mente o que pode fazer com aquele objeto e descobrir como fazê-lo. Pode experimentar comer com ela, bater com ela no prato ou colá-la no nariz. E com o tempo adequado, a colher acabará por servir a sua maior funcionalidade: levar comida à boca.

O nosso cérebro aprende a controlar o nosso corpo de uma forma tão eficaz que acabamos por fazer as coisas sem o minimo esforço ou atenção. Neste momento não pensa nos seus pés ou mãos quando tem que meter uma mudança… e isso poupa-lhe uma energia imensa.

Crianças com problemas de desenvolvimento, têm -normalmente – problemas de planeamento motor associados. Estes problemas criam dificuldades em várias àreas da sua vida:

– aprender a usar objetos e brinquedos;
– vestir e despir;
– escrever;
– autonomia;
– relações interpessoais;

E sempre que estas crianças tentam aprender algo novo, principalmente alguma tarefa motora e sequencial, sentimos que têm que dedicar imenso esforço para aprender coisas que deveriam ser simples mas que se mostram tão complexas como “conduzir”. Dependendo de cada criança, pode até dar-se o facto de o cérebro ter dificuldade em automatizar essas aprendizagens, o que quer dizer que sempre que a criança vai fazer essa tarefa, é como se a estivesse a fazer pela primeira vez!!

Como pode potenciar o desenvolvimento do planeamento motor da sua criança? Bem, se acha que tem razões para estar preocupada(o) comece por procurar um Terapeuta Ocupacional que poderá conduzir uma intervenção adequada e aconselhá-la(o) da melhor forma. Mas continue por aí. Todas as semanas vamos dar algumas estratégias práticas para melhorar o planeamento motor da sua criança!

Próxima semana: Planeamento Motor aos 6 meses de idade!

Quer receber esta e outra informação diretamente no seu email? Clique AQUI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *