
A perceção visual é a capacidade do cérebro de entender o que os olhos veem.
E isso não é o mesmo que ter uma boa visão! Uma criança pode ter uma excelente visão e não ter problemas percetivos e outra criança pode precisar de usar óculos e ter uma excelente perceção visão.

Ter uma boa perceçao visual é importantíssimo para muitas atividades diárias como encontrar o par certo na gaveta das meias, vestir e despir, recortar, ler e escrever. A perceção visual acontece automaticamente no nosso cérebro e se há algum défice nesta capacidade, o desempenho académico da criança e a sua ato-estima podem ser prejudicadas.

Sinais que podem indicar problemas de perceção visual nas crianças:
• Tem problemas para completar quebra-cabeças ou puzzles.
• Tem dificuldade com conceitos espaciais como “dentro, fora, em cima, em baixo, próximo a, para cima, para baixo, na frente de.”
• Dificuldade em diferenciar letras como “b, d, p, q;”
• Inverte números ou letras ao escrever.
• Perde lugar uma página ao ler ou escrever.
• Não sabe por onde começar a ler.
• Dificuldade para copiar de um lugar para outro (por exemplo, do quadro, do livro, de um lado do papel para o outro).
• Tem dificuldade em completar imagens parcialmente desenhados.
• Tem dificuldade em ler uma palavra numa página impressa devido à sua incapacidade de bloquear outras palavras ao redor dela.
• Tem dificuldade em encontrar um item específico numa mesa desordenada.

Se a sua criança mostra algumas destas dificuldades, procure uma avaliação com um terapeuta ocupacional. Quanto mais cedo se identificar o problema mais rapidamente poderá minimizar o impacto no sucesso académico da sua criança!

Ao longo da semana vamos continuar a falar de perceção visual!

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