O que acontece no cérebro quando uma criança escreve

O que acontece no cérebro quando uma criança escreve

A revista Trends in Neuroscience and Education publicou uma pesquisa examinando as conexões motoras visuais no cérebro de crianças no pré-escolar ao traçar, manusear e digitar. Uma vez que a caligrafia mostrou aumentar o sinal BOLD (Blood Oxygen Level Dependent) durante a percepção de letras nas regiões cerebrais visuais e motoras, os pesquisadores investigaram a conectividade funcional analisando os dados BOLD obtidos em crianças de 4 a 6 anos depois de aprender símbolos através de traços, caligrafia ou digitação.

A análise de dados revelou que as condições funcionais entre:

  • As regiões visuais e parietais aumentaram após todas as condições de treinamento.
  • As regiões frontais visuais e ventrais aumentaram após o treinamento da caligrafia com letras mais do que com formas.
  • As regiões motoras visuais e dorsais aumentaram mais depois da caligrafia do que depois da digitação.

Os pesquisadores concluíram que o treino visuo-motor cria conexões funcionais entre regiões cerebrais visuais e motoras que refletem diferentes aspectos da experiência de caligrafia. Assim, reafirmam que a conectividade entre as partes do cérebro que lidam com a informação visual e motora aumenta após a prática da escrita manual.

Este estudo vem confirmar a importância da escrita manual nas escolas!

Referências:

Vinci-Booher, S., James, T. W., & James, K. H. (2016). Visual-motor functional connectivity in preschool children emerges after handwriting experience. Trends in Neuroscience and Education, 5(3), 107-120.

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