“Socorro! Alguém que o pare!”
“Como é que uma coisinha tão pequena pode ter tanta energia?!”
Bebés de 2 anos já não parecem assim tão bebés certo? Esta idade é a demosntração das capacidades exploratórias por excelência e consequentemente uma idade ótima para exploração e aprendizagem! A sua criança está agora ávida de conhecimento e nada a vai parar de descobrir o mundo à sua volta. Como já anda e o seu equilíbrio melhora de dia para dia, começa a ser impossível mantê-la na mesma divisão da casa por mais do que breves minutos (a não ser que estejam a fazer asneira certo?) 😉 e o facto de se conseguir manter em pé vai permitir-lhe ampliar o seu campo de visão e – lá está – o seu campo de atuação. Na posição de pé o corpo da criança consegue deslocar-se mais rápido, as mãos estão livres para interagir com os objetos e os seus olhos vêm mais alto e mais longe. Tudo isto… misturado com as capacidades de planeamento motor em pleno desenvolvimento! Ou seja, a receita perfeita para um fim de semana cheio de aventuras… 😉
Recordemos os últimos meses da vida da sua criança:
- Aperfeiçoou o andar e agora anda de forma independente e raramente cai;
- É capaz de fazer agachamento para apanhar um brinquedo;
- Empilha dois objetos ou blocos;
- Começou a dar uma ajuda ao vestir/despir (p.ex. estica o pé ou o braço);
- Tem um horário de sono regular (cc de 13 horas entre sesta diurna e sono noturno);
- Come uma variedade crescente de alimentos;
À medida que seu filho se aproxima de dois anos de idade, ele continua a desenvolver habilidades sociais, coordenação, rotinas, auto-expressão e muito mais.
Coordenação
- É frequentemente vê-la a alternar entre várias posições (por exemplo, rastejar, subir, cruzar e andar) para explorar e obter objetos desejáveis;
- Apresenta movimentos cada vez mais coordenados, necessários para jogar e explorar;
- Começa a andar com um apoio maior da planta do pé em vez de andar tanto em bicos de pés;
- Tem resistência e força suficientes para brincar nos parques e mantém o equilíbrio quando é suavemente empurrado (por exemplo para subir para o escorrega);
- É capaz de jogar e tentar apanhar a bola o chão sem perder o equilíbrio;
- Usa as mãos para ajudar a mover-se de uma posição para outra, trepa mais vezes e em coisas mais altas e difíceis;
- Usa ambas as mãos para brincar e explorar brinquedos;
Atividades diárias
- Aproveita e diverte-se imenso no tempo do banho;
- É capaz de se manter calma em passeios de carro quando não está cansada ou com fome;
- Normalmente, tolera alterações na fralda sem chorar;
- Não tem medo de inclinar a cabeça para trás quando se move de sentado para trás;
- É capaz de usar a ponta dos dedos (em pinça) para pegar pequenos objetos, como pequenos pedaços de comida;
- É capaz de comer uma variedade crescente de alimentos;
- Tem uma programação de sono estabelecida;
- É geralmente capaz de se auto-acalmar para adormecer;
- É capaz de tolerar e usar novas e variadas texturas na roupa;
Jogo e habilidades sociais
- Vira a cabeça em resposta quando é chamado pelo nome;
- É capaz de participar em pequenos grupos com outras crianças;
- Está interessado, consciente e capaz de manter contato visual com os outros;
- É capaz de participar em situações sociais após um período de transição;
- Aponta para objetos do seu interesse;
- É capaz de localizar os objetos para os quais você aponta;
- Explora ambientes variados, como um novo parque infantil;
- Aprecia baloiços e gosta e de ser balançado e atirado gentilmente ao ar;
- Gosta de brincar com brinquedos novos de maneiras variadas;
- Normalmente brinca com brinquedos sem falar com eles;
- Gosta de brincar com uma variedade de brinquedos e texturas;
- Gosta de brincar com brinquedos que dão música;
- Gosta de se sentar para olhar ou ouvir um livro;
Auto-Regulação
- É geralmente feliz quando não está com fome ou cansado;
- É capaz de se acalmar com experiências como balanço ou toque suave;
- Acostumou-se aos sons do dia-a-dia e geralmente não é surpreendido por eles;
- Tem uma programação de sono estabelecida e confiável;
- Não requer uma rotina excessiva para acalmar;
- É capaz de desfrutar de uma grande variedade de toque, ruído e odores;
- Gritos e avisos quando ferido
- É capaz de auto-suavizar quando chateado;
- Aprecia várias texturas, como relva ou areia após exposições múltiplas;
- É capaz de fazer a transição para um novo ambiente ou atividade;
- É capaz de ficar longe dos pais quando com pessoas de apoio e familiares;
Retirado e adaptado de: https://pathways.org/