O Bebé aos 12 meses |Planeamento Motor|

O Bebé aos 12 meses |Planeamento Motor|

Se tem um bebé de 1 ano em casa então a sua Páscoa deve ter sido uma animação. Crianças desta idade começam a descobrir o seu corpo de forma rápida e (de forma mais rápida ainda) põe-no em ação!

Aos 12 meses o bebé já é capaz de desafiar a gravidade de forma bastante controlada e com um nível de sucesso que lhe permite explorar mais em quantidade e em qualidade.  Recordemos o que a sua criança esteve a desenvolver nos últimos meses:

  • Sentar sem suporte;
  • Sentar e alcançar brinquedos mais distantes sem cair;
  • Passar da posição de deitado de barriga ou costas para sentado;
  • Começar a mover-se com movimentos alternados de pernas e braços (rastejar, gatinhar…);
  • Virar a cabeça para perseguir objetos com o olhar enquanto está sentado;
  •  Maior controlo quando rola e se senta;
  • Pegar em pequenos objetos com as pontas dos dedos;
  • Começar a imitar ações simples;

Com o refinar destas capacidades, a criança ganha mais competências práxicas, isto é, uma maior capacidade de saber o que fazer com o seu corpo e com objetos. Nesta fase brinquedos de causa-efeito são os melhores para a sua criança e principalmente um amplo espaço para brincar, de modo a que o bebé possa explorá-lo em segurança. Lembre-se que a criança tem o que precisa para se mover, quer ainda gatinhe, rasteje ou já consiga andar é importante incentivá-la a mover o seu corpo. Evite dar-lhe os brinquedos à mão e crie algum desafio para que a criança se sinta motivada a alcançá-los.

Diminua o tempo de parque e opte por superfícies desniveladas – pode, por exemplo, espalhar as almofadas do sofá pelo chão, bem como colchões e cobertores para que a criança possa subir e descer, escalar e rebolar.

PARE DE USAR O VOADOR!!! Sabe do que falo, certo? Apesar de ser um descanso para os pais, e de permitir que a criança navegue o espaço á sua volta o voador NÃO É BOM para o seu bebé!! Nele, a criança fica com uma postura desalinhada (que vai prejudicar a coluna) e como toca no chão apenas com as pontas dos pés promove também uma distribuição do peso desadequada, não deixando que a criança crie um bom controlo postural, essencial para todas as tarefas do quotidiano!

Nesta idade, o bebé deverá ser capaz de:

  • Põr-se de pé e caminhar agarrando-se a mobília;
  • Ficar em pé sozinho e dar alguns passos sem suporte;
    Assumir várias posições e posturas para explorar o ambiente e alcançar objetos pretendidos;
  • Manter o equilíbrio sentado enquanto atira objetos; 
  • Bater palmas por imitação e espontaneamente; 
  • Largar objetos num recipiente com abertura grande (caixa de plástico ou de sapatos);
  • Usar o polegar e indicador para pegar em pequenos objetos (usar pinça).

Aqui ficam 5 atividades que vão ajudar o seu bebé a desenvolver-se ao máximo!

Tachos & Panelas – Os bebés ADORAM fazer barulho. Experimente deixar potes, panelas, tachos e colheres de pau em alguns armários baixos para que a sua criança possa usar para bater, mexer e fazer barulho. Não fique agarrada(o) ao telemóvel a filmar… junte-se a ela e façam uma orquestra!! Capacidades: Motricidade grossa e fina, coordenação bilateral e cognição.

Puxar & Ficar – Agora o seu bebé está pronto para começar a puxar-se e levantar-se em móveis baixos. Use caixas de papelão ou uma cesta de lavandaria, vire-as ao contrário e coloque brinquedos do interesse da sua criança no topo. Incentive o seu filho a puxar-se para cima em joelhos e, eventualmente, ficar nessa posição ou até em pé para obter os brinquedos. Pode graduar esta atividade tornando-a mais difícil (caixas mais altas ou alguns obstáculos como almofadas no caminho) ou mais fácil (caixas baixas, ajude a sua criança a levantar dando-lhe suporte no rabinho e tronco em vez de o puxar). Capacidades: Motricidade grossa, transferência de peso, força, resolução de problemas. 

Navegar – Quando a sua criança for capaz de se levantar e ficar por conta própria em pé, comece por colocar os brinquedos um pouco mais fora do alcance dele, para a esquerda e direita e incentive-a a deslocar-se lateralmente para alcançar os brinquedos. Capacidades: Motricidade grossa, transferência de peso, lateralidade, resolução de problemas, esquema corporal.

Primeiros Passos – Em vez de segurar as mãos do seu bebé enquanto caminham, ajoelhe-se de modo a ficar perto da sua criança enquanto segura nas suas mãos um cabo de uma vassoura ou esfregona, na horizontal. Faça com que a criança segure a ponta do cabo da vassoura e, em seguida, “caminhe” de joelhos lentamente para trás, enquanto o bebé avança agarrado ao cabo da vassoura. Gradualmente pode substituir a o cabo da vassoura por algo mais flexível como uma corda, dando menor suporte à sua criança. Capacidades: Motricidade grossa, caminhar, transferência de peso, equilíbrio, coordenação.  

Virar Páginas – Use livros de páginas grossas de papelão, ajude o seu filho a virar as páginas à medida que você nomeia as imagens dos livros. Experimente livros com vários materiais, texturas, e até espelhos, ele vai adorar. Capacidades: Motricidade fina, cognição, linguagem.

 

Quer receber mais atividades no seu email? Siga-nos AQUI!

One thought on “O Bebé aos 12 meses |Planeamento Motor|

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *