Nunca faça por uma criança aquilo que ela consegue fazer sozinha

Nunca faça por uma criança aquilo que ela consegue fazer sozinha

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 Às vezes os adultos tentam ajudar.

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 E, à partida, não há mal nenhum nisso. O problema é que muitas vezes os adultos ajudam muito… quando não é preciso.

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 Por vezes, ao tentarem ajudar, os pais acabam por tornar aprendizagem das crianças ainda mais difícil e isso pode conduzir a problemas na resolução de problemas e autonomia.

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 Imagine que a sua criança está irritada porque não consegue abrir o iogurte. Se à primeira frustração você lhe diz “Dá cá que eu faço”, a criança vai ter dificuldades em perceber realmente o que tem que mudar para conseguir terminar essa tarefa.
Por outro lado é provável que ela fique aborrecida porque afinal não queria ajuda, estava apenas frustrada por não estar a conseguir.

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 Se calhar até se vai zangar consigo porque não lhe deu o tempo necessário para que ela aprendesse, dominasse e singrasse por si mesma.

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 Na verdade, a criança nunca lhe pediu para abrir o iogurte, então porque é que o fez?

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 Porque quer ajudar, claro! Mas dar ajuda em demasia ou assumir a realização de determinadas tarefas pode diminuir a confiança da sua criança nas suas capacidades, podendo contribuir até para um aumento da dependência do adulto e diminuição da auto-estima da criança..

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 Saber quando deve ajudar nem sempre é fácil, as crianças desejam conseguir fazer mais, melhor e mais rápido mas têm muitas vezes muito pouca paciência para esse processo de melhoria.

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 Então, da próxima vez que a sua criança estiver a tentar fazer algo novo ou mais difícil, aproveite para estimular a capacidade dela para resolver problemas de forma autónoma.

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 Apoie, elogie e dê dicas mas não exagere para que a criança não fique com a sensação de que sem um adulto não conseguiria.

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 Privilegie sempre a colaboração em vez de “mandar bitaites” sobre o que a criança deve fazer e como deve fazer. O truque está em ajudar sem assumir o controlo.

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 Por exemplo, se a criança está com dificuldades em abrir a tampa do iogurte experimente o seguinte: “Uau João, que bom esforço! E que tal se eu segurar no iogurte enquanto tu tiras a tampa?”

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 Desta forma não está a dar a entender que a criança é incapaz e que precisa que um adulto faça por ele, está sim a mostrar-lhe como a colaboração é importante e a contribuir para que a aprendizagem seja mais rápida.

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Lembre-se que muitas vezes as crianças pedem ajuda apesar de não a quererem. No fundo estão em busca de atenção e de aprovação para aquilo que já conseguem fazer.

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 Colabore mais, mas, como dizia Maria Montessori “Nunca faça por uma criança aquilo que ela consegue fazer sozinha”. 

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Em que é que vai trabalhar hoje?

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