Motricidade Fina…

Motricidade Fina…

O Que é isso de motricidade fina?

Quando a maioria dos pais pensam no desenvolvimento dos seus filhos normalmente lembram-se a idade em que sentaram, engatinharam e andaram. Se lhes perguntarmos a idade em que começaram a apanhar objetos pequenos entre o polegar e o indicador, ou em que idades começaram a passar um objeto de uma mão para outra, verificamos que normalmente não prestaram atenção a estes aspectos do desenvolvimento motricidade fina.
O desenvolvimento motor fino é a maneira como usamos nossos braços, mãos e dedos. O que inclui alcançar, agarrar e manipular objetos, tais como tesoura,lápis, talheres. Ou seja,
é a capacidade de usar mãos e dedos de forma precisa, de acordo com exigências da atividade e refere-se competências necessárias para manipular um objeto.
O desenvolvimento da motricidade fina é essencial para interação da criança com meio e acontece quando a criança se relaciona com objetos e usa ferramentas,por exemplo nas atividades de vida diária. A sua maturação faz-se desde o nascimento,numa interação contínua com desenvolvimento motor global.
Fonte: A criança e a motricidade fina; Paula Serrano e Cira de Luque
Retirado da página: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.pt/2016/08/o-que-e-motricidade-fina.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *