
Imitar as outras crianças/pessoas é um dos aspectos mais importantes do desenvolvimento. É através da imitação dos outros que aprendemos a desenvolver uma grande parte de capacidades.

A imitação, que se encontra muitas vezes em défice em crianças com Autismo, é altamente dependente da integração da entrada de informação visual e execução motora, e afeta a aquisição de capacidades motoras e sociais nas crianças com PEA; no entanto, não está claro quais mecanismos cerebrais contribuem para esse comprometimento, enquanto alguns estudos indicam que muitas crianças com autismo têm dificuldades em usar o feedback visual durante a aprendizagem motoras.

Num estudo de 2016, investigadores procuraram a ligação entre conectividade funcional, as regiões cerebrais motora e visual e, os déficits associados à PEA em imitação, habilidades motoras e sociais.

Os pesquisadores descobriram neste estudo, que as dificuldades na integração motora visual eram preditivas da gravidade dos déficits sociais e que podem contribuir prejudicialmente no desenvolvimento das capacidades sócio-comunicativas nas crianças com PEA.

Aceda ao artigo completo aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0006322315007283