É difícil cortar o cabelo à sua criança?

É difícil cortar o cabelo à sua criança?

💇

Para muitos pais, o momento de ir ao cabeleireiro com a sua criança pode ser um verdadeiro desafio.

😱

Embora não pareça, cortar o cabelo é uma atividade extremamente complexa e para muitas crianças, demasiado exigente. Principalmente para crianças com dificuldades em tolerar certas sensações.

🚨

Algumas das exigências em cortar o cabelo:

🌀

Tolerância ao toque: o couro cabeludo tem receptores táteis que ao serem ativados pelo toque das mãos do cabeleireiro podem resultar em sensações dolorosas para a criança;

🌀

Barulho das tesouras ou máquina: crianças com hiperreatividade auditiva podem ter dificuldades em tolerar o som do corte da máquina ou das tesouras a cortarem o cabelo. Pode parecer um som baixo para si, mas algumas crianças ouvem-no como demasiado intenso, ainda por cima sendo tão perto dos ouvidos.

🌀

Imprevisível e incontrolável: Você confia no cabeleireiro certo? Mas o que é que garante à sua criança que não vai sair dali com uma orelha cortada? Afinal, ela não escolheu estar ali. Muitas crianças precisam controlar visualmente o que se passa com elas, e não conseguirem ver o que se passa na sua cabeça é demasiado desorganizante.

🌀

Estão a cortar-me. Para muitas crianças, p.ex. crianças com autismo ou problemas sensoriais, mudar algo nas suas vidas, pode ser muito difícil, e isso verifica-se também com mudar algo no seu corpo. Pode ser difícil cortar o cabelo ou as unhas, porque para a criança, alguém lhes está a tirar algo do seu corpo, e isso causa-lhes uma aflição enorme!

❇️

Algumas dicas:

🔆

Visite o salão com a sua criança antes de cortar o cabelo, apresente a criança e fale com o cabeleireiro sobre alguns dos desafios e sensibilidades que a sua criança possa ter;

🔆

marque a sua sessão para momentos em que o salão é menos frequentado. Quanto menos confusão, mais calma e organizada estará a sua criança;

🔆

organize uma rotina agradável. É mais fácil suportarmos uma coisa difícil quando sabemos que vem algo que gostamos muito a seguir. Ponha essa rotina em imagens: Carro >> Cortar o cabelo >> (algo que a criança adora).

🔆

recompensas mais constantes. A estratégia acima pode não resultar com crianças que precisam que as coisas aconteçam no imediato. Se esse é o caso opte por pequenas recompensas entre momentos de corte, por exemplo: cortar 5x com tesoura >> uma bolacha das favoritas. A “recompensa” pode também ser constante. Se a sua criança adora ver youtube e isso a acalma, enão este é “o momento” para sacar do smartphone!

Acima de tudo faça com que a experiência seja positiva!

Em que é que vai trabalhar hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *