Descubra a Proprioceção: Um Sentido "Escondido”©

Descubra a Proprioceção: Um Sentido "Escondido”©

By Zoe Mailloux, FAOTA OTD, OTR

A maioria das crianças aprende que temos cinco sentidos: visão, tato, paladar, olfato e audição. Contudo há outros sentidos muito importantes que não estão presentes nesta lista. A consciência da posição do nosso corpo no espaço ou “proprioceção” é um deles. Não é comum darmos a conhecer às crianças a existência deste sentido nem a sua utilidade e portanto a maioria das pessoas não está ciente da sua existência. Este desconhecimento cria um desafio adicional quando este sentido não funciona de forma correta, pois se não o conhecemos será mais difícil compreender problemas relacionados com ele.

Assim como nossos olhos e ouvidos enviam informações sobre o que vemos e ouvimos para o cérebro, partes dos nossos músculos e articulações detectam a posição do nosso corpo e enviam, também elas, essas mensagens para o cérebro.

Dependemos desta informação para saber exactamente onde estão as diferentes partes do nosso corpo e para planearmos os nossos movimentos. Quando o nosso sistema propriocetivo funciona bem realizamos diversos ajustes, contínuos e automáticos, nas nossas posições. Este sistema permite-nos manter e movimentar em diversas posições funcionais para que possamos realizar as nossas atividades do dia-a-dia como:

  • sentar numa cadeira para trabalhar;
  • segurar objetos, tais como uma caneta ou um garfo, de forma correta;
  • percorrer um corredor sem esbarrar contra os móveis;
  • saber a distância que devemos manter quando conversamos com uma pessoa para não ficarmos perto ou longe demais;
  • planear a pressão necessária a exercer para não partir o bico do lápis ou um brinquedo;
  • saber alterar as nossas ações quando estas não foram bem sucedidas, por exemplo, quando lançamos uma bola e esta não acertou no alvo ou damos um mergulho que se revelou uma autêntica “chapa”.

Uma vez que a proprioceção nos ajuda em todas estas funções básicas, alterações neste sistema podem causar grandes problemas.

Muitas vezes uma criança tem de prestar atenção a certas coisas que deveriam acontecer automaticamente. Pode também ter de utilizar a visão para compensar e perceber como melhor se pode adequar à situação. Isto pode exigir muita energia. Uma criança com estas dificuldades pode sentir-se desajeitada, frustrada e mesmo com medo de algumas situações. Por exemplo, pode ser muito assustador descer as escadas quando não sabemos onde estão os nossos pés. O sistema propriocetivo é ativado através de atividades do tipo puxa/empurra e atividades que envolvem peso e pressão profunda. Esse tipo de sensação geralmente é calmante e pode ser útil para uma criança que se torna facilmente desorganizada.

Ajude a sua criança a ter mais consciência da posição do seu corpo.

Seguem-se alguns exemplos de atividades que estimulam o sistema propriocetivo. Estas atividades podem ser úteis para ajudar a criança a ter mais consciência da posição do seu corpo e a ficar mais calma e organizada.

1. Realizar trabalhos, por exemplo, transportar os sacos das compras, o cesto da lavandaria, levar o saco do lixo, puxar ervas daninhas, ajudar a esfregar os vidros e o chão, arrastar os móveis na altura de aspirar a casa, etc.

2. Realizar brincadeiras onde estão a fingir escalar montanhas e saltar rochas no parque e no jardim utilizando uma mochila nas costas da criança com sacos de feijão ou de arroz.

3. Fazer um sanduíche com a criança, metendo-a entre as almofadas do sofá. Vá adicionando à sanduíche “pickles”, “queijo”, “alface”, etc, exercendo alguma pressão sobre a criança quando as coloca.

4. Pedir à criança para fechar os olhos e sentir onde estão os seus pés, mãos, braços, etc. Perguntar em que posição é que estes se encontram, se estão para cima ou para baixo. Tentar que a criança se posicione em diversas posições sem olhar, como rolar, tocar no nariz, fazer um círculo com os braços, fazendo um X com os braços e as pernas, etc.

5. Algumas crianças gostam de se baloiçar numa barra, suspensas pelos braços. Uma barra no vão de uma porta pode ser uma maneira simples de permitir esta atividade em casa.

6. Dar à criança um estímulo propriocetivo extra na aprendizagem de uma nova habilidade. Por exemplo, colocar um peso leve no punho quando a criança está tentar atirar uma bola, pode dar feedback sobre a posição do seu braço. Outros exemplos incluem praticar letras, formas ou números em argila ou outra mistura firme; colocar as mãos nos quadris ou ombros da criança e exercer uma pressão suave, quando a criança está a aprender uma nova habilidade motora, como subir escadas ou patinar; na realização de uma atividade motora criar, de forma suave, alguma resistência aos movimentos, para que a criança possa senti-los mais facilmente.

7. Se a criança gostar, realizar uma massagem suave mas firme. Esfregar os braços e as pernas ajuda a acordá-la, uma ligeira pressão nos ombros e cabeça ajuda a acalma-la e massagens nas mãos podem ajudar antes da realização de uma atividade motora fina.

Estas são apenas algumas ideias. Use o bom senso, não exerça demasiada pressão e não peça à criança para empurrar, carregar ou puxar algo demasiado pesado. Explore, experimente e descubra o que parece ajudar mais o seu filho.

Descubra a propriocepção: Um sentido oculto© faz parte de uma série de “Páginas para Pais” sobre o tema da integração sensorial, escrito por Zoe Mailloux, FAOTA OTD, OTRL. Pode ser reproduzido para fins educacionais, com o título completo e informações de copyright incluídas.

Traduzido para português por Marco Leão e Raquel Cerqueira.

www.7senses.com

www.zoemailloux.com

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