Autismo: Dicas para lavar os dentes

Autismo: Dicas para lavar os dentes

👄

Dicas para lavar os dentes à sua criança

🔵

 Primeiro. Faça o que fizer, por favor não adote uma postura de “lavar os dentes é uma obrigação e a coisa mais séria do mundo”. Seja divertido, faça com que lavar os dentes seja a coisa mais divertida do mundo! Se já é difícil para a sua criança, imagine o que é colocar essa pressão em cima.

👣

 Concretize. Mostre à sua criança todos os passos e momentos da atividade lavar os dentes. Isso poderá ser feito com recurso a imagens, videos, fotografias, etc. Assim a criança poderá controlar o que já fez e o que ainda falta.

🕚

 Temporize. Use um temporizador de preferência visual para que a sua criança consiga ver quanto tempo falta para lavar os dentes. Comece com tempos muito curtos e vá gradualmente aumentando

🚼

 Redesenhe a sua rotina. Se a criança não quer ir para a cama, e se a coisa que faz antes de ir para a cama é lavar os dentes… ai pode ter a certeza que a tarefa ainda vai ser mais detestável. Pense na rotina da criança, talvez seja uma boa ideia lavar os dentes imediatamente após a refeição para depois ir brincar antes de deitar. Assim, a motivação da brincadeira poderá ajudar a suportar algo mais difícil.

⚠️

 Se a sua criança tem hiperreatividade tátil. Crianças com autismo e disfunções da integração Sensorial podem sentir dor quando lavam os dentes, porque o seu cérebro identifica a sensação da escova na boca como dolorosa. Procure incluir exercícios de sopro, massagens com pressão na zona da boca e exercícios de mastigação antes da lavagem dos dentes para preparar a entrada da escova. Nestes casos, peça alguns conselhos ao Terapeuta Ocupacional ou Terapeuta da Fala que acompanha a sua criança.

Em que é que vai trabalhar hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *