Ajude a sua criança e partilhar brinquedos

Ajude a sua criança e partilhar brinquedos

😩Partilhar um brinquedo preferido pode revelar-se algo muito difícil.

Crianças em idade pré-escolar passam por diferentes fases até brincarem cooperativa mente ou simplesmente partilharem uma brincadeira ou jogo. Na verdade é muito comum vermos crianças a brincar lado-a-lado mas em brincadeiras paralelas, ou seja, cada um por si 🤖

E isso é tão natural quanto necessário. Gradualmente, e com ajuda de adultos e pares a criança vai começando a perceber que partilhar não significa ficar sem os seus brinquedos e que, na verdade pode deixar a brincadeira ainda mais divertida.

Para ajudar a sua criança na troca de turnos, tomada de vez e partilha, tente o seguinte:

✅ Torne os limites fáceis de entender
Quando as crianças estão a aprender a partilhar e a brincar à vez pode ser difícil saber quando é hora de dar um brinquedo favorito ao amigo ou ao irmão.
Evite frases como “brincas mais um bocadinho e depois dás à tua irmã” pois fica difícil saber exatamente quanto é que dura “um bocadinho”.
Algo visual, como um temporizador ⏱ , permitirá que as crianças saibam exatamente quando é hora de partilhar um determinado brinquedo.

✅ Fale sobre compartilhar brinquedos com os amigos
Antes de um encontro para brincar, fale sobre a importância de compartilhar com os amigos. Explique à sua criança que não há problema se o amigo brincar com os nossos brinquedos por um tempo e que, quando vão à casa dele, o amigo também partilha os seus brinquedos! Fale sobre como seria se eles fossem à casa de um amigo e não pudessem brincar com os brinquedos.

✅ Elogie
Embora seja importante falar sobre partilha e trocas de turnos, exemplos práticos têm sempre uma peso importantíssimo! Por exemplo, comente como foi bom o pai partilhar o seu livro ou a sua sandes com a mãe: “Obrigado por partilhar, pai!”. Elogie quando um irmão mais velho partilha e enfatize o “agora sou eu, agora és tu” para que a criança interiorize essas comportamentos como naturais.

✅ Dê o exemplo
Não se esqueça que nós, adultos, somos os modelos preferidos dos mais pequenos. E muitas vezes eles repetem as nossas ações, não as nossas palavras. Então, atente às vezes que não partilha algo com a sua criança, por exemplo, quando ela lhe pede o telemóvel ou o tablet. É natural negarmos algumas coisas porque é arriscado emitir que os mais pequenos brinquem com elas. Mas não se esqueça que têm que haver momentos em que você também tem que partilhar as coisas que gosta. Isto dará um exemplo maior do que qualquer “lição verbal”.

‼️ Se a sua criança partilha grande parte das coisas mais tem um brinquedo que não larga por nada deste mundo, explique que nos dias de brincadeira o melhor é guardar aquele brinquedo se o quiser só para ela. Todos nós temos coisas que são só nossas e não há mal nenhum em manter essa privacidade.

💯As capacidade que as crianças estão a aprender durante os tempos de brincadeira vão ajudá-las em muitas áreas da sua vida futura.

As interações sociais com colegas, mesmo em tenra idade, têm uma importância enorme no desenvolvimento.

A alternância de turnos mostra às crianças que há um aspecto social para brincar e ensina-lhes que a comunicação é uma interação de vaivém.

Aprender a revezar-se com os outros e manter o controlo das suas emoções são duas capacidades fundamentais que serão muito importantes quando eles ingressarem na escola e transitarem para a vida adulta.

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